O que fazer em Ilhabela? Confira dicas de roteiros

Sempre no topo de melhores praias em São Paulo, Ilhabela é um dos destinos mais procurados do Litoral Norte. Você viverá dias de descanso acompanhados de banhos de mar, cachoeira e uma noite super agitada. A ilha também convida a prática de esportes e em algumas épocas, conhecer eventos culturais da cidade. 

Em um breve resumo, se você está se perguntando o que fazer em Ilhabela, temos uma lista enorme de atividades imperdíveis, então reunimos algumas dicas e roteiros que não podem passar despercebidos em sua estadia na ilha.

O que não pode faltar na lista: visite as diversas praias

Dependendo de quantos dias você ficará, não conseguirá visitar todas, já que são mais de trinta opções, mas vale a pena investir em um roteiro que conheça o máximo possível, pois elas são bem diversificadas entre si. Boa parte das praias é ligada por uma mesma estrada, o que facilita a possibilidade de visitar mais de uma em um só dia. Nossa dica é que você conheça primeiro as praias do Sul, logo depois as do Centro e por fim, as praias do Norte. Elas têm acesso pela mesma pista. As praias do Leste tem um acesso mais difícil, mas vale a pena se programar para conhecê-las. 

Praias do Sul

As mais visitadas e movimentadas são as praias do Sul. São 7km entre a primeira e a última praia. Se você prefere praias mais badaladas, a melhor opção é a Praia do Curral. Se você gosta de uma orla sem quiosques, a Praia da Feiticeira é a melhor opção.

Se gosta de dar um mergulho no mar e ter uma boa infraestrutura à disposição, a Praia do Julião é a pedida certa. Se quer fazer um mergulho e praticar snorkeling, aproveite a Praia da Ilha das Cabras. Para uma praia bem calma e sem agitos, a Praia do Veloso é perfeita. Se quer de tudo um pouco como orla, restaurantes, esportes e aluguel de equipamentos, vá a Praia Grande.

Praias do Centro

Com uma orla muito bem estruturada, as praias do Centro de Ilhabela podem ser conhecidas em um trajeto de 4km. A primeira parada é na Praia do Perequê e é a mais animada. Itaquanduba e Itaguaçu são mais tranquilas e tem um pôr do sol incrível. Logo após tem a Praia do Engenho. Seguindo, tem a Praia do Saco da Capela, conhecida por sua charmosa orla com quiosques e uma vista perfeita. Por fim, temos a Praia da Vila.

Praias do Norte

É uma região tranquila e costuma ser mais frequentada pelos turistas que estão hospedados por lá. A maioria das praias contam com asfalto, com exceção da Praia de Pacuíba e Jabaquara, que possuem estrada de terra. A primeira praia é a de Santa Tereza, onde recebe as coloridas canoas caiçaras. Logo após, se você quer pouco movimento, tem a Praia dos Barreiros. A praia do Viana e a Praia de Siriúba oferecem uma boa infraestrutura com quiosques, além do mar calmo. Ainda há mais algumas praias e cada uma com sua particularidade, se você tiver a possibilidade, não deixe de conhecer nenhuma.

Praias do Leste

São consideradas as mais preservadas, já que em sua grande maioria, o único acesso é pelo mar. Castelhanos e Bonete estão entre as mais bonitas de Ilhabela, além das boas ondas e montanhas repletas de verde em sua volta. O acesso para chegar a Castelhanos, passa pela Praia da Fome, Praia do Saco do Eustáquio, Praia do Poço, Praia da Caveira, Praia da Granxuma e a Praia da Serraria. Bonete tem sua particularidade que é a condição do mar para ser visitada. É muito bonita e tem boas ondas para os surfistas. 

O que fazer em Ilhabela não se resume à praia. Conheça as cachoeiras

São muitas cachoeiras que podem ser conhecidas por toda a ilha. Há para todos os gostos: com acesso bem fáceis e algumas mais radicais com longas horas de trilha. A ilha tem uma grande prática de trekking e é perfeita para quem quer mais aventura e conexão total com a natureza. Se você quiser saber mais sobre as cachoeiras, acesse nosso conteúdo.

Happy hour à beira-mar

Muitas das praias tem um pôr do sol espetacular e para apreciá-lo da melhor forma, que tal escolher um bom quiosque à beira-mar e curtir até os últimos momentos do sol? Na Praia do Curral, há opções bem badaladas, mas em sua grande maioria há um bom cardápio que agrada a todos. O Restaurante Nova Iorque te proporciona a vista do alto de um deck, além de bons drinks. Se quiser continuar a badalação, visite os bares da Vila.

Passeios para descobrir o melhor da Ilha

Por último, mas não menos importante, os passeios não devem ser esquecidos. Além do conforto, segurança e a certeza de um roteiro bem estruturado, os passeios te proporcionam experiências incríveis. Escuna, Superboat, 4×4, entre outras opções, escolha o combo certo e aproveite o melhor que Ilhabela tem a oferecer. Quer conhecer os passeios que não podem faltar na sua estadia? Acesse nosso site.