Praia de Castelhanos: saiba como fazer o melhor passeio da ilha

Descubra tudo o que você precisa saber para conhecer essa praia paradisíaca.

Se seus planos para as próximas férias incluem paisagens paradisíacas, um mar digno de cartão-postal, trechos de vegetação intocada e uma trilha off road, a Praia de Castelhanos é uma parada obrigatória para o seu roteiro. Considerada uma das mais bonitas de todo o Brasil, Castelhanos é um dos destaques do município-arquipélago de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Com seu formato de coração e águas com diferentes nuances de azul, o destino mistura contemplação e aventura em proporções perfeitas, sendo procurado por dez entre dez visitantes hospedados em Ilhabela.

A chegada até Castelhanos, porém, requer uma preparação prévia e pode se tornar ainda mais divertida e segura com algumas dicas-chave. Para isso, preparamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber para programar o melhor passeio da ilha e aproveitar todo o descanso, a adrenalina e os cenários de tirar o fôlego que essa praia selvagem tem para oferecer.

No detalhe, a vila de pescadores da praia de Castelhanos.

Primeiro, planeje o seu deslocamento até a Praia de Castelhanos

Um ponto de parada à parte do roteiro urbano de Ilhabela, a Praia de Castelhanos não é considerada uma das mais bonitas do país à toa. E sua beleza se deve, em grande parte, ao seu perfil selvagem de cenário praticamente intocado pelo homem. Muitos a consideram como o melhor passeio da ilha e, por isso, não se pode correr o risco de não aproveitar a visita ao local. Nosso primeiro conselho é o planejamento antecipado do seu trajeto, já que Castelhanos está afastada do Centro de Ilhabela e de grande parte das praias mais populares da região.

Para chegar até lá, os visitantes se submetem a uma aventura moderada. Nada que não se possa fazer em família, mesmo com idosos ou crianças, se a logística for organizada antecipadamente. O percurso pode ser feito por mar ou por terra, como você preferir. Para acessar a Praia de Castelhanos pela água, será necessário contratar o serviço de uma embarcação, como uma lancha ou flexboat. Isso pode ser providenciado antes mesmo do seu desembarque em Ilhabela, via internet, ou no centro cultural do arquipélago, onde moradores locais costumam informar os turistas sobre as melhores opções para esse tipo de contratação.

Pelo continente, Castelhanos está a uma trilha de distância da área urbana de Ilhabela. Mas não se trata de qualquer trilha. O acesso se dá por uma estrada de aproximadamente 22 km de extensão, que cruza o arquipélago paulista de Oeste a Leste, diretamente cercada por trecho de Mata Atlântica preservada, dentro do Parque Estadual de Ilhabela. Carros, motocicletas e bicicletas são permitidos, assim como caminhadas a pé para quem possui maior resistência física. Mas o mais recomendado é que o caminho seja percorrido a bordo de veículos do tipo 4×4, para otimizar e tornar mais seguro o passeio.

Ilhabela é um destino perfeito para uma viagem a dois.

Negocie suas paradas ou aproveite para experimentar os dois acessos

Antes de fechar as negociações de seu passeio até a Praia de Castelhanos em lancha ou superboat, uma dica extra: negocie paradas em praias próximas, como a Praia do Saco do Eustáquio e a Praia da Fome. São outros cenários paradisíacos imperdíveis. Além de renderem boas selfies, podem servir como pausa estratégica para um lanche em família ou mesmo para um brinde romântico a dois. 

Preparou uma surpresa para marcar essa viagem ou planeja fazer uma declaração de amor especial? Esse é o momento perfeito para isso. Ideal, ainda, para quando crianças ou idosos fazem parte do grupo e precisam de um rápido intervalo no movimento da embarcação sobre o mar.

Outra ideia interessante é experimentar as duas formas de acesso ao local. Planejando antecipadamente e garantindo sua reserva, você pode chegar até a Praia de Castelhanos pelo mar e sair dela através da trilha off road pelo continente. Ou vice-versa. É uma forma de aproveitar as duas dinâmicas e tornar sua aventura ainda mais movimentada, podendo registrar os dois trajetos como recordação.

A praia de Castelhanos é um dos lugares mais conhecidos em Ilhabela

Uma vez em Castelhanos, aproveite a estrutura e todas as possibilidades

Não se preocupe em relação à estrutura disponível na Praia de Castelhanos: por lá, você poderá contar com banheiros e serviço de bares e restaurantes. Ideal como ponto de apoio básico para um passeio em família e para curtir o tempo de permanência no local com segurança e conforto. Na extensa faixa de areia de Castelhanos, aproveite para descansar, pegar um bronze, jogar conversa fora sem pressa e garantir os registros fotográficos do melhor passeio da ilha.

Não deixe de subir a escadaria até o mirante, de onde se pode contemplar toda a extensão de Castelhanos e perceber as diferentes tonalidades de azul em seu mar. É hora de fotografar o tradicional formato de coração que serve como um dos mais populares cartões-postais da praia. Vale a pena levar uma jaqueta corta-vento e um repelente na mochila, já que os mosquitos são alvo de queixa de muitos visitantes e podem atrapalhar seu momento de contemplação da natureza. É comum avistar surfistas em busca das melhores ondas, já que a Praia de Castelhanos também oferece boas condições para essa prática esportiva.

A partir da Praia de Castelhanos, pode-se fazer trilhas até outros pontos de parada deslumbrantes, como a Praia Mansa, a Praia da Figueira, a Praia Vermelha e a Cachoeira do Gato. Esta última, bastante procurada pelos turistas, é uma das mais famosas de Ilhabela. Para essas aventuras paralelas, contudo, é necessário ter tempo e disposição extras. Em caso de contratação de transporte para ida e volta de Castelhanos, lembre-se de acertar todos os detalhes antes do passeio. Ou contrate um guia de turismo para essas trilhas à parte.

A praia de Castelhanos é parada obrigatória para quem quer conhecer Ilhabela.

Atenção para os horários: não corra o risco de perder o melhor passeio da ilha

Um ponto importante sobre a visita à Praia de Castelhanos é observar os horários de funcionamento do Parque Estadual de Ilhabela, por onde se estende a estrada até o local. O parque funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mas dirigir em direção à praia é autorizado apenas das 7h às 14h, com retorno das 15h às 17h.

O limite máximo de tolerância para passagem pela cancela de saída do Parque Estadual de Ilhabela é estabelecido às 18h. Para cumprir essas determinações e aproveitar Castelhanos, recomendamos que reserve um dia inteiro de sua viagem para esse passeio. À noite, aproveite para curtir um drink com frutas da temporada e um jantar tranquilo no centro cultural de Ilhabela.

Praia de Castelhanos no Parque Nacional de Ilhabela

Aproveite o melhor da praia mais famosa da região

Ficou mais fácil entender como chegar à famosa Praia de Castelhanos e por que esse é considerado o melhor passeio da ilha? Para mais dicas sobre o que fazer em Ilhabela e para garantir sua vaga em passeios guiados pelo arquipélago, navegue pelo site da Maremar Turismo e entre em contato com nossos operadores. Realizamos passeios de superboat e a bordo de um 4×4 para trilha off road até Castelhanos, garantindo o conforto e a segurança de que você precisa para desbravar a região.