Saiba quais os melhores passeios para se fazer em Ilhabela

Com dezenas de possibilidades de roteiro, alguns são indispensáveis. Confira as dicas da Maremar para aproveitar a ilha ao máximo.

Um dos únicos municípios-arquipélagos do Brasil e localizada no litoral norte de São Paulo, na microrregião de São Sebastião, Ilhabela reserva passeios imperdíveis para seus visitantes. É até difícil decidir por onde começar ou como distribuir a programação entre os dias de estada na região. Por lá, cenários paradisíacos garantem descanso e contemplação, entre cartões-postais naturais e polos gastronômicos imperdíveis. São dezenas de praias, trilhas e cachoeiras cercadas por áreas de Mata Atlântica em estado intocado.

Parte dos trajetos pode ser cumprida a pé, de bicicleta ou carro, enquanto parte requer organização prévia e acesso a bordo de veículos com tração nas quatro rodas ou embarcação apropriada. Para te ajudar a montar um roteiro assertivo, seguro e não deixar passar nenhum ponto de parada obrigatório, listamos os melhores passeios para se fazer em Ilhabela, com dicas sobre cada um deles para otimizar sua programação.

Vista panorâmica da Ilha das Cabras – Ilhabela, São Paulo, Brasil.

Comece curtindo um mergulho na Ilha das Cabras ou na Praia do Curral

Nada como um longo mergulho para começar a curtir seus dias de descanso em Ilhabela, no litoral paulista. Em diferentes pontos do arquipélago, pode-se curtir as águas cristalinas e a flora e fauna marinhas da região utilizando snorquel ou cilindro. A Ilha das Cabras e a Praia do Curral são os dois pontos de parada preferidos dos visitantes que apreciam a prática.

É na Ilha das Cabras que está localizado um Santuário Ecológico Submarino que reúne diversas espécies marinhas locais, um dos mais elogiados entre os melhores passeios para se fazer em Ilhabela. O mergulho por conta própria com snorquel é um dos mais populares, devido à sua praticidade, mas o cilindro atrai muitos visitantes interessados no chamado “batismo”, quando um instrutor guia o primeiro mergulho do turista. Aproveite para fazer uma pausa no píer construído no local: perfeito para registrar belas fotos antes ou depois de mergulhar.

Na Praia do Curral, a mais famosa de Ilhabela, não apenas os mergulhos chamam atenção. É lá que se concentram os principais bares e restaurantes da região, com música ambiente e grupos de jovens ocupando a faixa de areia. Na escadaria da Capela de Santa Cruz, sente-se para admirar o céu azul em boa companhia e registre a recordação da viagem num dos principais cartões-postais de Ilhabela.

Indicamos o City Tour Sul Ilhabela para estas experiências.

Ilhabela é conhecida por suas cachoeiras.

Se aventure na Cachoeira Paquetá, um dos melhores passeios para se fazer em Ilhabela

Famosa por sua “borda infinita” com vista para o mar, a Cachoeira Paquetá é o principal cenário de registros dos visitantes de Ilhabela nas suas redes sociais. As publicações são reunidas sob a hashtag #secretpoint e atraem turistas diariamente ao local, em busca do clique perfeito para seus perfis no Instagram. E, claro, do deslumbramento provocado pela beleza do lugar.

Para chegar à cachoeira, é necessário se deslocar de carro até o bairro do Ribeirão e, em seguida, percorrer uma trilha sinalizada com placas produzidas pelos moradores locais. Mas não se preocupe: há um estacionamento para os veículos no ponto onde a trilha se inicia. O trajeto é permeado por poços naturais gigantescos: vale a pena mergulhar no primeiro deles, a cerca de 20 minutos do início da jornada, para um banho reenergizante antes da caminhada. A trilha segue em direção ao alto e requer atenção no percurso.

O ideal é que seja feita em grupo e com a supervisão de um guia de turismo. No topo da trilha, nada de distrações com fotos da borda infinita: o lugar não é para amadorismos, nem descuidos. Hora de se deslumbrar com a paisagem e curtir a piscina natural de borda infinita com vista para o mar, recarregando a “bateria” para a caminhada de volta, que dura aproximadamente 45 minutos.

Cachoeira da Toca – Ilhabela, São Paulo, Brasil

De fácil acesso, aposte num passeio até a Cachoeira da Toca

Para quem não está se sentindo disposto ou seguro para encarar uma longa trilha ou subidas íngremes até algumas das principais cachoeiras de Ilhabela, começar por um passeio até a Cachoeira da Toca pode ser uma excelente opção. A Toca guarda uma ducha natural de cerca de três metros de altura, com tobogã de 50 metros de extensão, onde os turistas aproveitam para “surfar” em pé em direção à água. Lá, o rio atravessa o interior de uma gruta, o que motivou o nome da cachoeira em questão.

Reserve pelo menos um turno para esse passeio, que é ideal para quem procura uma atração de acesso mais tranquilo. A cachoeira está localizada dentro da Fazenda da Toca e, por isso, é cobrada uma taxa de entrada no local (para maiores de 10 anos de idade), e os visitantes contam com comodidades como estacionamento e banheiros. Vale lembrar que, em função dessa estrutura, a área é acessível também para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. Aproveite o passeio para degustar as cachaças artesanais produzidas na região.

Igreja de Nossa Senhora Dajuda, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

Não deixe de visitar o Centro Histórico de Ilhabela e a igreja matriz

Reserve uma tarde para um passeio tranquilo pelo Centro Histórico, também conhecido como a “vila”, um ponto de parada obrigatório entre os melhores passeios para se fazer em Ilhabela. No local, se concentram prédios históricos, restaurantes e pontos de comércio. De lá, pode-se admirar o mar esverdeado de Ilhabela e degustar um drink num dos bares locais ao entardecer. Vale a pena visitar as lojas de artesanato para garantir lembrancinhas da viagem e estreitar o contato com os moradores locais. Com um pouco mais de tempo livre, aproveite para almoçar ou jantar na vila.

Para quem quiser esticar a noite após um dia de passeios pela região, o Centro Histórico é uma boa aposta para o happy hour e concentra as melhores opções de badalação de Ilhabela, com mesinhas nas calçadas e música ao vivo noite adentro. É na vila que está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda, nos pés do Morro Baepi. Inaugurada no início do século 19, a construção rende fotos belíssimas de recordação e guarda parte importante da história e das tradições de Ilhabela. Saiba mais sobre este templo clicando aqui.

É, ainda, do Centro Histórico de Ilhabela que partem a maioria dos passeios por praias, trilhas e cachoeiras da região, como a Praia da Fome, Praia do Portinho e pontos-chave do circuito gastronômico local. 

Indicamos o City Tour Norte Ilhabela para estas experiências.

A Praia de Castelhanos, em Ilhabela, São Paulo, Brasil.

Conte com a melhor companhia para passear por Ilhabela

Aproveite para incrementar seu roteiro de viagem e contratar guias de turismo e meios de transporte para suas próximas paradas, além de resolver imprevistos e providenciar utilidades naquelas imediações, os especialistas na ilha irão te oferecer uma experiência personalizada e muito mais completa. Para mais roteiros e dicas sobre Ilhabela, continue navegando em nosso site e conte com a Maremar Tour para curtir todos os atrativos que o arquipélago tem para oferecer.